Intervenção na última Assembleia Municipal 23/09/2011

Tal como é hábito deixo perante os leitores deste Blog a minha intervenção na última Assembleia Municipal, onde incide sobre a Ação Social e onde igualmente apresentei uma proposta de promoção de atividades de Educação Financeira aos beneficiários dos incentivos sociais promovidos pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

Fico aberto a quaisquer sugestões e/ou comentários:

 

Um processo de desenvolvimento social integrador conta com o envolvimento e participação de todos.

As pessoas são o trunfo de qualquer modelo de crescimento e, por isso, ninguém deve ficar de fora.

Para tal é necessário operacionalizar um verdadeiro programa de intervenção que simultaneamente, combata, integre e previna, envolvendo todos os parceiros com capacidade instalada, nas diversas vertentes, possibilitando o acesso a todos os recursos, prevenindo os riscos de exclusão social, possibilitando uma vida mais justa e solidária.

Mas, sobretudo, um programa que capacite as pessoas para, por elas, conseguirem melhorar as suas condições de vida e bem-estar de forma sustentada e com autonomia.

A autarquia intervém articuladamente com outras instituições, atuando nos vários domínios setoriais, de forma integrada, levando mais longe o seu esforço, de uma forma mais objetiva e pragmática, disponibilizando recursos humanos, logísticos e materiais, para criar melhores condições de vida aos seus munícipes.

Em Oliveira do Bairro tudo isto está a ser realizado de uma forma concertada com as Instituições ou até mesmo por iniciativa própria do Município como é o caso do recente Apoio Habitacional, Projeto onde já foi investido cerca de 80 mil €uros.

Este projeto assenta essencialmente, no apoio a construção de habitações, em obras de conservação, reparação ou beneficiação de habitações degradadas, ampliação ou conclusão de obras.

Em suma a melhoria das condições de segurança e conforto de pessoas em situação de dificuldade.

Sem dúvida que nos dias que vivemos, este género de iniciativas são inquestionáveis, são o pilar de quem não tem outra oportunidade e desta forma é dado um passo significativo na melhoria das condições de vida de alguns Oliveirenses.

Sr. Presidente

Executivo Municipal

Caros colegas

Na minha opinião este género de iniciativas não deveria ficar por aqui, de facto melhora as condições da habitação.

No entanto não altera as condições que deixaram as pessoas cair na situação precária em que se encontram

Temos que dar um passo mais longo.

O ponto de partida destes apoios, terá de ser outro.

Falo concretamente na promoção da educação financeira destas pessoas.

Na elevação da capacidade para lidar com as suas finanças pessoais, com saber, atitudes e responsabilidade de modo a libertarem-se da situação de precaridade em que se encontram.

Permitir que sejam cidadãos livres.

Só é livre quem é capaz de prover ao seu sustento e das suas famílias.

Por isso, as pessoas deveriam ter a possibilidade de frequentar ações onde lhes fosse permitido perceber novas formas de administração da sua vida financeira.

Só depois, em consequência disso, lhes seria dada a oportunidade de usufruírem destes incentivos. Obviamente que estas ações não poderiam ser exclusivas a potenciais candidatos e apenas a este projeto.

Será relevante pensar-se que a Educação Financeira, pode ser o ponto de partida para os mais diversos apoios sociais que existem ou possam vir a existir no concelho de Oliveira do Bairro.

Mais, poderíamos desenvolver sob o ponto de vista pedagógico atividades junto dos mais novos, nas escolas, enquadradas nas AECS criando deste muito cedo um potencial de conhecimento financeiro que se irá repercutir no sucesso do futuro dos nossos filhos.

Julgo que todos teríamos a lucrar em Oliveira do Bairro se estas medidas fossem adotadas, pois é um investimento na Educação com um amplo conceito social. Contribuindo para elevar o nível de conhecimentos da população e promover a adoção de comportamentos financeiros sãos e adequados estando a construir gerações mais livres.

 

Disse,

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s