A Propósito dos Caulinos…….

Com a Assembleia de Ontem, julgo, que ficou encerrado o processo dos Caulinos.

Após ter sido tornado público que a empresa que solicitou junto da DGEnergia, tinha desistido do seu pedido de Prospecção e Pesquisa decidi que, dada a importância e relevância da matéria deveria colocar um ponto final, neste processo.

Deixo-vos aqui nota (aliás como tem vindo a ser habitual desde o inicio do meu mandato) da minha intervenção sobre esta matéria na última Assembleia Municipal realizada ontem (04/06/2012).

Resta-me agradecer, a todos os que me manifestaram as suas preocupações e que de uma ou outra forma, também se associaram a esta que foi uma manifesta Participação Cívica dos Oliveirenses.

______

 

Sr. Presidente da Assembleia Municipal

Srs Secretários

Executivo Municipal

Caros Colegas de Assembleia

Técnicos Camarários

Público

Comunicação Social

A todos muito Boa noite

 

A 2 de Dezembro foi trazido a esta Assembleia Municipal, o pedido de Prospecção e Pesquisa de Caulinos, numa área definida como Palhaça.

Dada a amplitude e dimensão desse mesmo pedido, assistiu-se pela primeira vez a reuniões entre diferentes autarcas, de partidos e concelhos diferentes, no estrito sentido de salvaguarda das populações que servem.

Ao mesmo tempo que assistíamos a uma acção conjunta dos eleitos locais (Presidentes da Juntas de Freguesia de Bustos, Palhaça, Mamarrosa, Oiã Troviscal e Nariz), a população respondeu com a organização de diversos movimentos e participações cívicas. Lembro algumas cartas enviadas individualmente a contestar a prospecção, movimentos de cidadãos e a intervenção do movimento associativo)

 

Mais do que qualquer leitura política que se possa ter ou fazer deste processo, mais que clamar vitorias ou derrotas, importa hoje realçar sem qualquer receio que os Oliveirenses interessaram-se pela sua terra, que os Oliveirenses se preocupam com o futuro do concelho de Oliveira do Bairro, que os Oliveirenses quando chamados a intervir em causas públicas não permitem que sejam outros a decidir o seu bem-estar.

O olhar atento dos Oliveirenses nesta questão, deverá aumentar o sentido de responsabilidade para todos nós aqui presentes, eleitos pelo escrutínio de cada um deles.

 

Por vezes, poderemos não estar atentos ao que as pessoas verdadeiramente precisam.

Poderemos Estagnar no tempo e não acompanhar as constantes mutações e alterações da nossa sociedade.

Por vezes perdemos muito tempo com questiúnculas inócuas.

Este processo levou-me a crescer enquanto autarca.

Este processo trouxe-me uma satisfação acrescida no sentido em que plenamente “Cumpri com Lealdade as Funções que me forem confiadas.” na defesa dos cidadãos e do território do concelho de oliveira do Bairro.

Foi também graças a este processo que senti, enquanto eleito local, o feed back que alguns dos munícipes me quiseram oferecer.

 

Hoje convido-vos a reflectirem neste assunto e a lanço um desafio….

Qual é o nosso contributo para Oliveira do Bairro?

Onde acrescentamos valor?

Actuamos com responsabilidade nos nossos ambientes?

 

Peço-vos que não vejam nestas minhas palavras uma afronta. Elas podem eventualmente servir para cada um de vós, como para mim próprio são uma interrogação constante.

 

Já por diversas vezes ouvi nesta casa que a “Democracia está bem VIVA” e disso não tenho a menor dúvida.

No fim deste processo tenho a certeza que a liberdade de intervenção conquistada com Abril está VIVA na população Oliveirense.

 

Estou certo que esta vitoria da população e do território só se concretizou porque cada um de nós fez o melhor que sabia e podia em defesa dos Oliveirenses.

Quis o destino que este processo chegasse ao fim e pela mão da própria empresa e esta viesse a desistir do seu próprio pedido.

 

Que ele nos sirva de exemplo e que consigamos fazer uma introspecção coerente das nossas atitudes, da nossa intervenção em prol do concelho e da sua população, na certeza porém, que os Oliveirenses estão bem atentos às nossas decisões.

 

 

Disse,

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s